GRAMÁTICO ITUANO TOMA POSSE NA ACADIL

ROBERTO MELO MESQUITA OCUPARÁ CADEIRA POETA BENTO DIAS PACHECO

No próximo sábado a Academia Ituana de Letras abrirá suas portas para receber mais um membro, desta vez um ituano, o Prof. Roberto Melo Mesquita, de 73 anos.
Mesquita é Mestre em Língua Portuguesa (PUC/SP) e grande conhecedor da gramática portuguesa e latina. Já se dedicou profissionalmente à educação no ensino básico e superior (PUC, UNIP e UNIBAN) sempre atuando na cidade de São Paulo. Ministrou palestras em quase todas as capitais brasileiras. Atualmente continua escrevendo livros didáticos para editoras consagradas.
O Prof. Mesquita é autor de livros sobre a gramática portuguesa pela Editora Saraiva desde 1973. Editou mais de sessenta títulos, dentre os quais Gramática da Língua Portuguesa (11. ed.) e Gramática Pedagógica (31. ed.). Escreve desde 2016 pela WAK Editora, pela qual publicou como coautor “O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na prática”.
Como pesquisador é membro do Grupo de Pesquisas em Historiografia da Língua Portuguesa (GPeHLP) do IP-PUC/SP e do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (GPEDLINP) do IP-PUC/SP. Tem vários capítulos, prefácios e artigos publicados. É associado à ABRALE (Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos), da qual já foi vice-presidente. É também membro da UBE (União Brasileira dos Escritores).
O acadêmico tomará posse como primeiro ocupante da Cadeira 33, uma das novas criadas pela ACADIL no seu jubileu de prata. Tem por patrono o poeta ituano Capitão Bento Dias Pacheco (1756-1829), um dos mais antigos escritores locais, autor de elegantes versos latinos e em língua portuguesa recentemente encontrados pela ACADIL. A produção do capitão Bento Pacheco foi registrada em caderno datado de 1806, verdadeiro tesouro, possivelmente a mais antiga produção literária local. Alguns poemas serviram ao novo acadêmico para o elogio a seu patrono que proferirá na sessão solene da Academia.
Bento Dias Pacheco foi proprietário de terras em Itu, patriarca de poderosa família que muito contribuiu no campo das artes e da ação social. Deixou, dentre seus descendentes o neto de mesmo nome, padre, cujo bicentenário de nascimento será lembrado na mesma sessão solene.
Roberto Melo Mesquita será saudado pelo acadêmico Bernardo Campos.
A sessão solene é aberta ao público e terá lugar no dia 14 de setembro de 2019, sábado, às 10h30 no Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669).
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *