JORNALISTA É O MAIS NOVO MEMBRO DA ACADIL ANDRÉ ROEDEL OCUPARÁ CADEIRA QUE FOI DE BERNARDO CAMPOS
No sábado, 27 de setembro, às 10 horas, a Academia Ituana de Letras receberá, em sessão solene, seu novo integrante, o jornalista André Felipe Constante Roedel, segundo ocupante da Cadeira 13 da entidade, cujo patrono é o jornalista Luiz Colaneri.
André Roedel tem 35 anos, é formado pela Faculdade Prudente de Morais e atua, desde 2017, como Chefe de Redação do jornal Periscópio. Escreve também matérias de interesse cultural para Itu nas revistas Campo e Cidade e Terraço.
O jornalista é um dos criadores e organizadores do Itu Nerd Fest, evento que reúne quadrinistas, editoras e colecionadores em uma linguagem literária que conecta jovens leitores à ficção e tem sido importante veículo de iniciação à leitura.
Durante o evento de posse, André Roedel fará o elogio ao seu patrono, Luiz Colaneri, que viveu e atuou no jornalismo em Itu por décadas. Também homenageará o seu antecessor, o Dr. Bernardo Jerônimo de Campos, cronista e escritor falecido em fevereiro deste ano.
A cerimônia da Academia Ituana de Letras também servirá para homenagem da instituição ao jornal Periscópio que em 2025 completa sessenta anos de atuação.
A sessão solene de posse é aberta ao público e será realizada no Espaço Euclydes de Marins e Dias, sede da ACADIL, à Rua Luiz Vaz de Camões, 157, Itu.
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta e seis membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. Publica, anualmente, a Revista da ACADIL.
ACADIL LANÇA LIVRO QUE ESTUDA ÉPOCA DA INDEPENDÊNCIA EM ITU AUTORA É GRANDE ESPECIALISTA DA HISTÓRIA REGIONAL PAULISTA
O leitor interessado em conhecer o envolvimento de Itu no momento da independência do Brasil e que trouxe o título de Fidelíssima à cidade não pode deixar de conhecer a obra “O Pássaro e a Vez: a Vila de Itu e as manifestações liberais no ano da Independência”. O livro é resultado de décadas de pesquisa da maior especialista em História Regional Paulista, a Profa. Dra. Marly Therezinha Germano Perecin. Autora consagrada de romances históricos que se passam em Itu entre os séculos XVIII e XIX, a historiadora publicou também “Os Passos do Saber, a Escola Agrícola Prática Luiz de Queiroz”, editado pela EDUSP em 2004, sua tese de doutorado.
Marly Perecin tem publicado estudos inéditos sobre a história da região, sobretudo porque identifica Itu como capital histórica do Vale Médio do Tietê. Neste novo livro, além de análise minuciosa do desenrolar do pensamento liberal no Brasil, a historiadora revela a atuação da Maçonaria no movimento pela Independência, as raízes da Loja Beneficência Ituana, na década de 1830, que reunia nomes como o Conselheiro Paula Souza, o Senador Diogo Feijó e o Vereador Cândido Mota. Uma antiga pintura na Igreja Matriz e época da colheita de cana de açúcar são sinais surpreendentes encontrados pela pesquisadora dos ideias e interesses que revelam o ritmo da político ituana com reflexos na política imperial.
Lançado pela editora FoxTablet, o livro traz capa com aquarela de Miguel Dutra, pintura ituana do século XIX.
O evento de lançamento acontecerá no sábado, 13 de setembro, a partir das 10h. e reúne a Academia Ituana de Letras e o Museu Republicano Convenção de Itu, da Universidade de São Paulo.
Na ocasião, além da autora, os historiadores Synésio Sampaio Góes e Leonardo Silveira, membros da ACADIL, participarão da mesa dos trabalhos. O evento contará também com música brasileira do século XIX.
O novo livro, importante documento para compor a biblioteca de quem se interessa pela história paulista, terá a sua venda revertida à manutenção da ACADIL.
A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores e pesquisadores, fundada em 1992 com forte ligação com a história e a literatura ituana. Os seus membros se reúnem mensalmente em encontros abertos ao público e com entrada franca.
O evento será realizado no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, à Rua Barão de Itaim, 140, na região central de Itu.
Lançamento do livro “O Pássaro e a Vez: A Vila de Itu e as manifestações liberais no ano da independência”
13 de setembro de 2025, sábado, 10h.
Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu
ACADEMIA ITUANA DE LETRAS
EDITAL DE ABERTURA DE VAGA
A Academia Ituana de Letras – ACADIL – faz publicar o presente Edital, com objetivo de abrir inscrição para o preenchimento de vaga neste sodalício, nos estritos termos dos estatutos, a saber:
Cadeira 24, cujo patrono é Antonio de Almeida Prado;
1. Habilitam-se à inscrição pessoas idôneas que apresentem o seu currículo e dados pessoais, além de serem autores de obra(s) ou trabalho(s) de reconhecido valor literário, publicado(s) ou não.
2. O interessado deve se candidatar por meio de ofício, indicando o seu desejo de pertencer à ACADIL e, anexo, encaminhar trabalho literário de sua autoria.
3. A proposta deve ser enviada até o dia 30 de agosto de 2025 para o endereço: Praça Dom Pedro I, 14, Centro Itu, CEP 13.300-179.
4. Em fase posterior ao término do prazo, depois de esgotados os trâmites internos da Academia, dar-se-á conhecimento ao classificado para agendamento de entrevista pessoal, fase final do processo de preenchimento da vaga.
Itu, 15 de agosto de 2025
Luís Roberto da Rocha de Francisco
Presidente
ACADIL DISCUTE OBRA DE ESCRITOR, HOMENAGEIA JORNAL E MÚSICOS
No sábado, 09 de agosto, a partir das 10h, A Academia Ituana de Letras realizará uma reunião festiva que reúne diversas comemorações. O evento terá início com uma mesa de discussão sobre a obra do escritor Tristão Mariano da Costa (1846 – 1908) no jornal A Federação, no início do século XX. O intelectual católico é patrono da Cadeira 30 da ACADIL, cronista e memorialista ituano, uma das lideranças culturais de Itu, de quem celebram-se os seus 180 anos de nascimento.
Na ocasião, a ACADIL fará a entrega de uma diploma de reconhecimento cultural à Associação São Paulo da Boa Imprensa, mantenedora do jornal A Federação pelos 120 anos de fundação e manutenção do semanário. O mesmo diploma será entregue à Associação Cultural Vozes de Itu pelos 60 anos de atividade do seu grupo coral, sobretudo pela sua relevância e pioneirismo na recuperação da obra musical dos compositores ituanos. A data de 9 de agosto é o dia dedicado ao Maestro Elias Álvares Lobo (1834 – 1901), um dos mais prestigiados compositores brasileiros do século XIX. Desde que seus despojos foram trazidos a Itu, em 2014, a data é celebrada pelas associações culturais da cidade.
O evento contará com a participação artística do Vozes de Itu.
A ACADIL é uma associação de escritores e pesquisadores, fundada em 1992 com forte ligação com a história e a literatura ituana. Os seus membros se reúnem mensalmente em encontros abertos ao público e com entrada franca.
O evento tem entrada franca e será realizado no Espaço Euclydes de Marins e Dias, à Rua Luiza Vaz de Camões, 157, Itu.
ACADIL REALIZA EVENTO EM MEMÓRIA DE VICENTE TAQUES
LIVRO DE SYNÉSIO SAMPAIO GÓES ANALISA A ÉPOCA DO CAPITÃO MOR DE ITU
No próximo sábado, 14 de junho, a partir das 10h, a Academia Ituana de Letras e o Museu Republicano Convenção de Itu, da Universidade de São Paulo, realizam o evento comemorativo do bicentenário da morte de Vicente da Costa Taques Góes e Aranha (1749 – 1825), Capitão Mor de Itu, figura lendária e emblemática no tempo na independência do Brasil.
Na ocasião será lançado o livro “Itu em seu auge: tempos do capitão mor Vicente Taques”, de autoria do embaixador Synésio Sampaio Góes Filho, lançado pela editora FoxTablet.
O autor, nascido em Itu, é um importante especialista na história diplomática do Brasil. Estudioso da atuação do Barão do Rio Branco, a sua principal obra sobre o tema é “Navegantes, bandeirantes, diplomatas, um ensaio sobre a formação das fronteiras do Brasil”. Deste vez, o historiador e membro da Academia Paulista de Letras volta o seu olhar para o Brasil do tempo de Vicente Taques muito além do episódio da gargalhada de Dom Pedro I sobre a sua farda antiquada. Synésio analisa a época da nossa independência, a prosperidade econômica ituana, as relações políticas locais no contexto nacional e um poema do capitão mor publicado na primeira antologia poética organizada no Brasil.
Na ocasião estará exposto o retrato de Vicente Taques pintado por Benedito Calixto, da coleção do Museu do Ipiranga.
Participarão do evento também a Profa. Lígia Souza Guido, autora da dissertação “Sob capas e mantos: roupa e cultura material na Vila de Itu, 1765-1808” e o Dr. Celso Lafer, diplomata, ex-ministro de Estado, membro da Academia Brasileira de Letras e importante estudioso da história do Brasil. O evento também contará com a participação da concertista Maria José Carrasqueira, pianista ituana de carreira internacional.
O novo livro, importante documento para compor a biblioteca de quem se interessa pela história paulista, terá a sua venda revertida à manutenção da ACADIL.
A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores e pesquisadores, fundada em 1992 com forte ligação com a história e a literatura ituana. Os seus membros se reúnem mensalmente em encontros abertos ao público e com entrada franca.
O evento será realizado no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, à Rua Barão de Itaim, 140, na região central de Itu.
Lançamento do livro “Itu em seu auge: tempos do capitão mor Vicente Taques”
14 de junho de 2025, sábado, 10h.
Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu
EDUCAÇÃO PIONEIRA FEMININA EM ITU ACADIL E IRMÃS DE SÃO JOSÉ DISCUTEM ATUAÇÃO DE MADRE TEODORA
No próximo sábado, dia 24 de maio, a partir das 10h, A Academia Ituana de Letras e a Congregação das Irmãs de São José realizam o encontro “Educação feminina pioneira em Itu”, nas dependências do antigo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. O evento, que faz parte da Semana Madre Maria Teodora, busca refletir o projeto educacional das religiosas vindas de Chambéry, no século XIX, ao mesmo tempo que avalia o impacto dessa educação na sociedade paulista.
EDITAL DE ABERTURA DE VAGA
A Academia Ituana de Letras – ACADIL – faz publicar o presente Edital, com objetivo de abrir inscrição para o preenchimento de vaga neste sodalício, nos estritos termos dos estatutos, a saber:
Cadeira n 13, cujo patrono é Luiz Colaneri;
1. Habilitam-se à inscrição pessoas idôneas que apresentem o seu currículo e dados pessoais, além de serem autores de obra(s) ou trabalho(s) de reconhecido valor literário, publicado(s) ou não.
2. O interessado deve se candidatar por meio de ofício, indicando o seu desejo de pertencer à ACADIL e, anexo, encaminhar trabalho literário de sua autoria.
3. A proposta deve ser enviada até o dia 15 de maio de 2025 para o endereço: Praça Dom Pedro I, 14, Centro Itu, CEP 13.300-179.
4. Em fase posterior ao término do prazo, depois de esgotados os trâmites internos da Academia, dar-se-á conhecimento ao classificado para agendamento de entrevista pessoal, fase final do processo de preenchimento da vaga.
Itu, 30 de abril de 2025
Luís Roberto da Rocha de Francisco
Presidente
ACADIL, ASLE E ESCOLA PRIMA CELEBRAM CENTENÁRIO DE MÁRIO DOTTA
É O PRIMEIRO ENCONTRO CULTURAL ENTRE AS ACADEMIAS DE LETRAS
No próximo sábado, dia 12 de abril, a partir das 9h30, um encontro cultural inédito reunirá a ACADIL (Academia Ituana de Letras) e ASLe (Academia Saltense de Letras) no recém construído Campus II da Escola Prima, em Salto. O motivo principal para a reunião é celebrar o centenário de nascimento do advogado e escritor saltense Mário Dotta (1925 – 2004).
O evento terá início com a apresentação das duas entidades e reflexões dos estudantes da Escola Prima a respeito do meio ambiente, partindo do poema “Os rios da minha terra”, de Mário Dotta.
Além da participação de diversos membros das duas academias, lembrando a vida e a obra do primeiro advogado saltense, um dos fundadores da OAB local e grande colaborador para a organização da Comarca de Salto, caberá ao Dr. Romeu Bicalho falar da atuação do Dr. Mário Dotta na defesa do Dr. Ermelindo Maffei, quando foi injustamente preso pela ditadura militar, por ser advogado das causas trabalhistas e antigo membro do Partido Comunista do Brasil. Maffei é o patrono da Cadeira 32 da ACADIL, que teve por primeiro ocupante, justamente, o Acadêmico Mário Dotta.
Na ocasião estarão em exposição livros de autoria do advogado saltense e a biografia escrita pelo Acadêmico Valter Lenzi, da ASLe, primeiro ocupante da Cadeira 06, Patrono Mário Dotta.
A ACADIL e a ASLe são associações culturais sem fins lucrativos, compostas por escritores locais que reúnem-se mensalmente e publicam trabalhos de seus participantes.
A reunião é aberta ao público em geral, tem entrada franca.
Encontro Cultural ACADIL e ASLe
12 de abril de 2025, sábado, 9h30.
Avenida Brasília, 130 | Salto SP
ACADIL celebra o Dia Internacional da Mulher
