Lançamento Livro “Itu Presenças ilustres vol.5”

ACADIL LANÇARÁ MAIS UM VOLUME DE ITU PRESENÇAS ILUSTRES
O evento contará com uma conferência sobre patrimônio

Na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, a Academia Ituana de Letras se reúne para celebrar os 27 anos de sua fundação. Na ocasião será lançado o quinto volume da coleção “Itu presenças ilustres”, com trinta e três crônicas biográficas de pessoas que se destacaram na história recente da cidade. Além de trabalhos dos acadêmicos a publicação traz duas crônicas históricas, uma delas o primeiro trabalho escrito sobre o Padre Bento Dias Pacheco, em 1907, quando ele ainda vivia em Itu. Em 2019 a cidade celebra o bicentenário de seu nascimento. De autoria do prof. Tristão Mariano da Costa, o trabalho foi transcrito do jornal A Federação. Outra crônica é sobre a Madre Maria Theodora Voiron, escrita há sessenta anos pela Profa. Maria Cecília Bispo Brunetti. Neste ano celebram-se os 160 anos da chegada da religiosa a Itu.
Com este novo volume de “Itu presenças ilustres” são cento e cinquenta biografias publicadas. Todos os volumes contaram com apoio cultural da empresa STARRETT que continua prestigiando a publicação.
A sessão solene, cujo tema é a memória local, contará com uma conferência do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, da Universidade de São Paulo. O pesquisador do Museu Paulista (USP) é especialista nas áreas de História e Patrimônio. Coordenou as publicações do projeto Terra Paulista, quando se envolveu com questões da história da região ituana. A conferência terá o título “Itu na construção da memória nacional pelo IPHAN”.
O evento ocorrerá no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano, Rua Barão de Itaim, 140, a partir das 19h30 e tem entrada franca.
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 40 Cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os 32 membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.

Sessão Solene da ACADIL
Dia 25 de julho de 2019, 19h30
Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão de Itaim, 140, Itu.

ESTUDIOSO DO HOLOCAUSTO TOMA POSSE NA ACADIL MARCIO PITLIUK OCUPARÁ CADEIRA DR. BENEDITO LÁZARO DE CAMPOS

No próximo sábado tomará posse como membro da Academia Ituana de Letras o escritor Marcio Pitliuk, um dos maiores especialistas brasileiros no Holocausto dos judeus. Atuante no meio intelectual como teatrólogo, cineasta e palestrante, Marcio realizou dois longas-metragens e três curtas-metragens sobre o tema, com destaque para “Marcha da Vida” e “Sobrevivi ao Holocausto”. É um dos curadores do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto (em São Paulo). Publicou catorze livros, com destaque para “Iidiche Mamma Mia” (Ed. Globo, 1996), “O homem que venceu Hitler” (Ed. Guttemberg, 2012) e “Marcha da Vida” (Ed. PitCult, 2009). É o representante brasileiro no Yad Vashem, maior museu do Holocausto no mundo, sediado em Jerusalém. Atualmente vive em Itu. Eleito em 23 de fevereiro para a Cadeira nº 04 o escritor fará o elogio ao seu patrono, o Dr. Benedito Lázaro de Campos, e aos primeiros ocupantes, Acadêmicos João Antonio Motta Navarro e Silvia Virginia Czapski. A cerimônia será realizada no Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669), no próximo sábado, 15 de junho, às 19h30.
Na ocasião a Academia Ituana de Letras fará também o lançamento do livro “Obra Poética”, reunião inédita de escritos do Dr. Benedito Lázaro, escritor que atuou de maneira sensível na vida educacional e cultural de Itu. Os textos, preservados pelo seu filho Dr. Sérgio de Campos, foram editados pela ACADIL e serão lançados pelo selo Foxtablet. O apoio cultural vem da Senpar Terras de São José.
Na ocasião será prestada homenagem póstuma à acadêmica Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, fundadora da ACADIL, que faleceu no dia 24 de maio.
A sessão solene é aberta ao público.
A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.