ACADIL, ASLE E ESCOLA PRIMA CELEBRAM CENTENÁRIO DE MÁRIO DOTTA 

É O PRIMEIRO ENCONTRO CULTURAL ENTRE AS ACADEMIAS DE LETRAS

 

No próximo sábado, dia 12 de abril, a partir das 9h30, um encontro cultural inédito reunirá a ACADIL (Academia Ituana de Letras) e ASLe (Academia Saltense de Letras) no recém construído Campus II da Escola Prima, em Salto. O motivo principal para a reunião é celebrar o centenário de nascimento do advogado e escritor saltense Mário Dotta (1925 – 2004).

O evento terá início com a apresentação das duas entidades e reflexões dos estudantes da Escola Prima a respeito do meio ambiente, partindo do poema “Os rios da minha terra”, de Mário Dotta.

Além da participação de diversos membros das duas academias, lembrando a vida e a obra do primeiro advogado saltense, um dos fundadores da OAB local e grande colaborador para a organização da Comarca de Salto, caberá ao Dr. Romeu Bicalho falar da atuação do Dr. Mário Dotta na defesa do Dr. Ermelindo Maffei, quando foi injustamente preso pela ditadura militar, por ser advogado das causas trabalhistas e antigo membro do Partido Comunista do Brasil. Maffei é o patrono da Cadeira 32 da ACADIL, que teve por primeiro ocupante, justamente, o Acadêmico Mário Dotta.

Na ocasião estarão em exposição livros de autoria do advogado saltense e a biografia escrita pelo Acadêmico Valter Lenzi, da ASLe, primeiro ocupante da Cadeira 06, Patrono Mário Dotta.

A ACADIL e a ASLe são associações culturais sem fins lucrativos, compostas por escritores locais que reúnem-se mensalmente e publicam trabalhos de seus participantes.

A reunião é aberta ao público em geral, tem entrada franca.

 

Encontro Cultural ACADIL e ASLe

12 de abril de 2025, sábado, 9h30.

Avenida Brasília, 130 | Salto SP