No sábado, 09 de agosto, a partir das 10h, A Academia Ituana de Letras realizará uma reunião festiva que reúne diversas comemorações. O evento terá início com uma mesa de discussão sobre a obra do escritor Tristão Mariano da Costa (1846 – 1908) no jornal A Federação, no início do século XX. O intelectual católico é patrono da Cadeira 30 da ACADIL, cronista e memorialista ituano, uma das lideranças culturais de Itu, de quem celebram-se os seus 180 anos de nascimento.
Na ocasião, a ACADIL fará a entrega de uma diploma de reconhecimento cultural à Associação São Paulo da Boa Imprensa, mantenedora do jornal A Federação pelos 120 anos de fundação e manutenção do semanário. O mesmo diploma será entregue à Associação Cultural Vozes de Itu pelos 60 anos de atividade do seu grupo coral, sobretudo pela sua relevância e pioneirismo na recuperação da obra musical dos compositores ituanos. A data de 9 de agosto é o dia dedicado ao Maestro Elias Álvares Lobo (1834 – 1901), um dos mais prestigiados compositores brasileiros do século XIX. Desde que seus despojos foram trazidos a Itu, em 2014, a data é celebrada pelas associações culturais da cidade.
O evento contará com a participação artística do Vozes de Itu.
A ACADIL é uma associação de escritores e pesquisadores, fundada em 1992 com forte ligação com a história e a literatura ituana. Os seus membros se reúnem mensalmente em encontros abertos ao público e com entrada franca.
O evento tem entrada franca e será realizado no Espaço Euclydes de Marins e Dias, à Rua Luiza Vaz de Camões, 157, Itu.