O leitor interessado em conhecer o envolvimento de Itu no momento da independência do Brasil e que trouxe o título de Fidelíssima à cidade não pode deixar de conhecer a obra “O Pássaro e a Vez: a Vila de Itu e as manifestações liberais no ano da Independência”. O livro é resultado de décadas de pesquisa da maior especialista em História Regional Paulista, a Profa. Dra. Marly Therezinha Germano Perecin. Autora consagrada de romances históricos que se passam em Itu entre os séculos XVIII e XIX, a historiadora publicou também “Os Passos do Saber, a Escola Agrícola Prática Luiz de Queiroz”, editado pela EDUSP em 2004, sua tese de doutorado.
Marly Perecin tem publicado estudos inéditos sobre a história da região, sobretudo porque identifica Itu como capital histórica do Vale Médio do Tietê. Neste novo livro, além de análise minuciosa do desenrolar do pensamento liberal no Brasil, a historiadora revela a atuação da Maçonaria no movimento pela Independência, as raízes da Loja Beneficência Ituana, na década de 1830, que reunia nomes como o Conselheiro Paula Souza, o Senador Diogo Feijó e o Vereador Cândido Mota. Uma antiga pintura na Igreja Matriz e época da colheita de cana de açúcar são sinais surpreendentes encontrados pela pesquisadora dos ideias e interesses que revelam o ritmo da político ituana com reflexos na política imperial.
Lançado pela editora FoxTablet, o livro traz capa com aquarela de Miguel Dutra, pintura ituana do século XIX.
O evento de lançamento acontecerá no sábado, 13 de setembro, a partir das 10h. e reúne a Academia Ituana de Letras e o Museu Republicano Convenção de Itu, da Universidade de São Paulo.
Na ocasião, além da autora, os historiadores Synésio Sampaio Góes e Leonardo Silveira, membros da ACADIL, participarão da mesa dos trabalhos. O evento contará também com música brasileira do século XIX.
O novo livro, importante documento para compor a biblioteca de quem se interessa pela história paulista, terá a sua venda revertida à manutenção da ACADIL.
A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores e pesquisadores, fundada em 1992 com forte ligação com a história e a literatura ituana. Os seus membros se reúnem mensalmente em encontros abertos ao público e com entrada franca.
O evento será realizado no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, à Rua Barão de Itaim, 140, na região central de Itu.
Lançamento do livro “O Pássaro e a Vez: A Vila de Itu e as manifestações liberais no ano da independência”
13 de setembro de 2025, sábado, 10h.
Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu